Catarata, considerada a maior causadora de cegueira

No Brasil são mais de 2 milhões de casos e, por ano, surgem 120 mil

A Catarata é definida como uma opacificação da lente natural do globo ocular. Conhecido como cristalino que é responsável pela focalização da nossa visão. Essa doença atrapalha a entrada de luz nos olhos, que podem levar desde pequenas distorções até a cegueira.

Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham essa doença, considerada a maior causadora de cegueira. Atingindo quase metade da população mundial, com mais de 65 anos de idade. No Brasil são 2 milhões de casos e surgem 120 mil novos por ano.

Tipos de Catarata

As causas mais comuns são a Catarata Senil que ocorre, em geral, pelo processo de envelhecimento após os 55 anos de idade. Catarata congênita que ocorre por doenças da mãe durante a gravidez, atingindo o feto.

A Catarata Traumática, acontece após acidentes que danificaram os olhos. A Catarata diabética tem início precoce e pode provocar até a perda da visão mais rápida do que a catarata senil. E por último, a catarata decorrente de medicamentos.

Ela tem cura e seu tratamento é cirúrgico, consiste em substituir o cristalino opaco por uma prótese, denominada de lente intraocular.

Seus sintomas são diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz e alteração nas cores.

Consultas frequentes após os 50 anos para a prevenção dessa enfermidade é importante.

Procure um oftalmologista, faça consulta uma vez por ano. A prevenção é o melhor remédio!